A casa e sua biologia/anatomia

Segundo o dicionário Aurélio, biologia é “a ciência que estuda os seres vivos e suas relações com as leis da vida” e Anatomia trata da estrutura do corpo. Como se estuda então a “a biologia e anatomia de uma residência”?
O Feng Shui (Fong Suei) é uma arte milenar oriental que, através da observação da relação dos seres humanos com o meio onde vivem, estudaram a relação dos órgãos vitais e o corpo da casa. Daí vem a frase “o que está dentro, está fora e o que está fora está dentro”. Fazendo estas analogias da casa com o corpo humano fica mais fácil compreender porque devemos cuidar da nossa casa, mantê-la sempre limpa, organizada e funcionando!
Através desse comparativo, temos condições de dizer como está a energia da casa, as pessoas residentes e suas energias pessoais. Conheça a biologia do lar, sua simbologia e o que ela pode nos passar.
Porta de entrada/Portões
Falam sobre aspectos ligados ao rosto (ferrugem, pintura descascada, barulho… pode ser sinusite, problema ocular ou dentário). Para uma pessoa, a boca e o nariz são fundamentais para sobreviver. Através deles, os alimentos e líquidos são ingeridos e o ar respirado. Já para uma casa, a Porta de Entrada é um dos pontos mais importantes, pois, por ela, entra a Energia Chi (vital) para a residência e seus habitantes. Pela boca, o ser humano se comunica com o exterior. Pela porta, a casa se comunica com o exterior.
Olhos da casa: janelas
Pelos olhos nós vemos tudo o que acontece em nossa vida e ao nosso redor. As verdades. As mentiras. Os Sonhos. Muitas vezes, fechamos os olhos para não ver nada ou fingir não ver algo e imaginar o que bem entender. Pelos olhos de uma pessoa, podemos ver seu “estado d’alma”. Pelas janelas da casa, podemos ver o mundo exterior. Os horizontes, as estrelas, a lua e sol. Os moradores podem ver as oportunidades, os sonhos e as metas. Pela janela, o mundo exterior pode ver o que ocorre dentro de nossa intimidade. Se a janela ficar fechada ou estiver com os vidros quebrados, não teremos muita visão da vida.
Fiação elétrica: o sistema nervoso
Se você acha que sua casa não tem sistema nervoso, se enganou redondamente. Quando estamos nervosos, nosso temperamento explode. Temos raiva. Podemos quebrar tudo e ter dores de cabeça. Em uma casa, o sistema elétrico representa o sistema nervoso e as lâmpadas nossa consciência. Quando os moradores são muito nervosos e explosivos, isto pode provocar grandes estragos na rede elétrica. Por exemplo: curtos circuitos, lâmpadas queimadas, aparelhos queimados ou funcionado mal. Podem ocorrer variação na voltagem da rede. Computadores travam e carros falham toda a parte elétrica.
Telefone: ouvir e falar
Através do telefone, comunicamo-nos com o mundo exterior. Nós falamos e ouvimos simultaneamente. Na casa, o sistema telefônico, além de estar associado à fala e audição, está associado também ao sistema nervoso central. Quando o telefone falha ou deixa de funcionar, talvez não queiramos ouvir ou escutar algo.
Coração: centro energétio da casa
Para o ser humano, o coração é um dos centros energéticos vitais. O coração bombeia sangue para todo o corpo humano, alimentando a vida. No centro de uma casa, temos o ponto central das energias. Quando localizamos o centro do bagua, que é o centro da casa, temos a área da saúde do bagua. Também as salas representam as emoções do coração. Uma sala bagunçada emoções em conflito, uma sala vazia…
Sistema excretor: o esgoto do lar
Dispensa comentários mais profundos, mas os ralos funcionam como nariz e devem ser livres de sujeira para “respirar” e transmutar a energia da casa.

Sistema hidráulico: as emoções
Quando estamos tristes, choramos. Quando estamos alegres, choramos. Quando estamos com raiva, choramos. Nosso emocional está associado com o elemento água. É muito importante notar como estão os encanamentos em sua casa. Canos entupidos ou vazamentos, além da conta de água muito alta, podem ser um sinal que alguém na casa não está com as emoções equilibradas. E nem sempre iremos saber quem é, pois o estado emocional de pessoa é muito íntimo.
Corredores – Correspondem às nossas veias – circulação e ao fígado
Cozinha – Pulmões
Quarto de dormir – Cabeça/psicológico e baço
Banheiros – Rins, Aparelho sexual
Terraços, varandas e sacadas – São consideradas uma “ponte” entre o homem e o espírito. Plantas na sacada nos ajudam a encontrar a harmonia espiritual.

FENG SHUI NO CORPO

O Chi ou Ki é a energia vital que anima a vida e está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra. Sem o Chi as árvores não florescem, os rios não fluem e o homem não existe…
A utilização correta desta energia nos ambientes se reflete no equilíbrio energético interno do nosso corpo, promovendo saúde e bem estar.

ELEMENTO

FORMA

ENERGIA

ORGÃO QUE

CORRESPONDE OU PREJUDICA

EMOÇÃO QUE PROVOCA

SABOR QUE AMENIZA

Madeira

Retângulo

Yang

Fígado

Raiva

Ácido

Fogo

Triângulo para cima

Yang

Coração

Ansiedade

Amargo

Terra

Quadrado

Yin

Baço/pâncreas

Preocupação

Doce

Metal

Círculo

Yin

Pulmão

Tristeza

Picante

Água

Sinuosa,

Triângulo para baixo

Yin

Rins

Medo

Salgado

Veja 10 dicas para deixar a casa harmônica com Feng Shui

1) Entrada da casa – Os objetos devem refletir o gosto dos moradores personalizando a entrada da casa. Espelhos devem ser usados com cautela, sempre verificando o que ele reflete para o interior da casa.

2) Porta de entrada – Recomenda-se que se aplique um espelho no formato e configuração do baguá de proteção para afastar energia negativa.

3) Mesa de jantar – É um dos símbolos de prosperidade, junto com o fogão e devemos colocar flores ou frutas sobre ela. Usar toalhas favorece a conversa em família;

4) Sala de estar – No verão devemos usar almofadas, tapetes e mantas com cores cítricas dando leveza ao ambiente, no inverno, mantas e cortinas encorpadas nos tons de bege, marrom e terroso emprestam a sensação de aconchego aos ambientes.

5) Cozinha – Mantenha o fogão limpo e em bom funcionamento. Use todas as bocas alternadamente…

6) Banheiro – Os tampos dos vasos devem ficar abaixados e as portas precisam ser mantidas fechadas. Use plantas naturais e pedra ametista para filtrar a energia de eliminação desta peça da casa.

7) Quarto – Este ambiente representa nossa cabeça. Armários e gavetas organizados, mente organizada! Facilita o trabalho e o estudo. Evite celulares e computadores para que possa se desligar da rotina e realmente descansar.

8) Escada – Debaixo da escada há uma energia muito densa, deve ser usado para guardar livros/jornais, material de limpeza, decorações de eventos (árvore de natal, ninhos…)

9) Jardim – Prefira plantas com folhas arredondadas e árvores frutíferas.

10) Cores – Na parede do quarto de dormir use tons mais suaves e claros, favorecendo o relaxamento. Na sala, é possível usar cores mais fortes, em paredes menores como o laranja, o amarelo, e alguns tons de verde ou azul. Para saber qual a melhor cor usar procure um especialista em Feng Shui!